Através da Portaria nº731, de 10 de maio de 2022, o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, nomeou, pelo período de dois anos, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; estes reuniram-se na tarde de quinta-feira, 26, no Gabinete da Prefeitura, para deliberar sobre os trabalhos futuros do Conselho e eleger sua nova diretoria.
Estiveram presentes: os secretários municipais, Adailda Lopes (Administração) e José Carlos Macedo (Meio Ambiente); Fábio Carvalho Macedo, representante do Sindicato Rural; William Elias Rezende de Matos Souza, representando os produtores rurais; Elizangela Aparecida Ramos Borges de Freitas, representante da Câmara Municipal; Nelson Hipólito, representando os trabalhadores da Secretaria de Agricultura; Jarbas Venícius Oliveira Quim, representante da Associação dos Coqueiros; Regiani Aparecida Alexandre Ohland, representante da Iagro; Juliana Machado de Faria e Anderson Okahara, representantes do Banco do Brasil; Julio Cesar da Mota, representante da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural); Delni Oliveira Souto, suplente da representação da AGRAER e representante da Secretaria de Agricultura; e vereador Lúcio Antonio.
Ao abrir a reunião, a secretária de Administração representou a Gestão Municipal dando as boas vindas aos membros. “Eu quero agradecer a presença de todos, pedir desculpas pela ausência do secretário de agricultura José Souto Silva e do prefeito Maycol Queiroz que cumprem outras agendas importantes para a Municipalidade. Espero que tenhamos a data de hoje marcada por muitas realizações. As participações da sociedade civil e administrativas só tem a agregar a este Conselho”.
Delni Souto afirmou que a primeira reunião tem como objetivo apresentar todos os membros que compõe o Conselho, explanar qual sua função e, posteriormente, eleger a diretoria. “A SEMAGRO e FAMASUL estão cobrando a formação da diretoria. Temos que discutir também sobre o programa Mais Pecuária”.
O coordenador técnico municipal da AGRAER, Júlio Cesar, destacou a importância da reformulação da Lei nº 1.713, de 25 de março de 2011, que estabelece as competências do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e salientou que ter um representante da sociedade civil como presidente do Conselho é mais viável. “O papel do CMDRS é buscar transparência no uso dos maquinários, fiscalizando em parceria com o setor público”, disse.
Democraticamente, os membros elegeram William Elias como presidente do CMDRS. O membro Fábio Macedo pediu que a Secretaria de Agricultura preste uma assessoria ao presidente e vice, fornecendo documentos necessários para controle de máquina, prestação de contas e demandas de serviço que permitam que eles possam auxiliar nos serviços da Secretaria.
Para vice-presidente, os membros escolheram Jarbas Venícius Oliveira Quim e como secretária foi eleita Elizangela Aparecida Ramos Borges.
As reuniões serão mensais e se tiver alguma eventual urgência haverá a convocação para reuniões extraordinárias. Ficou definido que será montado um cronograma dos próximos encontros a partir de julho. Os membros farão suas reuniões no Sindicato Rural. E o próximo encontro ficou estabelecido para às 8h do dia 06 de julho.
Logo após, Delni apresentou o programa Mais Pecuária. “Trago ao CMDRS para apreciação a pedido do secretário de Agricultura, José Souto Silva. Assistimos uma reunião online sobre o programa com participantes do Brasil inteiro”, falou.
Os membros afirmaram ser necessário conhecer mais o programa e estudar se ele é executável e viável para a cidade. Delni ficou incumbido de apresentar mais detalhes e a decisão será tomada na próxima reunião.
O presidente finalizou a reunião agradecendo a participação de todos e frisou a necessidade do fortalecimento do CMDRS no município de Paranaíba.
Por DECOM - Luana Chaves
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
COP 29: Instituto Senai de Três Lagoas apresenta projetos para uma economia de baixo carb...
Dia 19 inicia a 3ª edição da Operação Cata-Treco em Aparecida do Taboado
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Sustentabilidade: florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro
Operação Piracema: reforço da fiscalização no feriado termina com prisões e apreens...
Prefeito José Natan tem administração, tem carisma e tem popularidade
Campanha Novembro Azul conscientiza os homens sobre a importância da saúde masculina